Você sabia que dinheiro é um dos principais motivos de separação conjugal? Se você está prestes a casar ou é recém-casado, se atente para alguns pontos que podem fazer a diferença na relação.
O casamento é a união de duas pessoas que têm costumes diferentes, foram criadas em famílias diferentes, com hábitos financeiros e formas de lidar com o dinheiro diferentes. Por isso, é preciso um olhar cuidadoso para este assunto, ao invés de apenas “deixar a vida nos levar”.
Determinadas situações podem levar a caminhos que não são os que você(s) gostaria(m). Vou citar 5 dicas para reflexão dos casais:
- Conversem sobre dinheiro. É importante um saber quanto o outro recebe de renda, planejar o orçamento da casa juntos, estabelecer a divisão de pagamentos das contas de forma clara. Nessa hora, não existe certo ou errado, o importante é ser definido em conjunto e de forma consensual.
- Tenham sonhos em comum. Estabeleçam objetivos e planejem juntos a realização deles. Não precisa deixar de lado a individualidade de cada um, mas ter sonhos em comum aumenta a motivação para poupar.
- Escolhas conscientes. Saiam do piloto automático para pensar melhor sobre as escolhas. “Quem casa, quer casa”? Não necessariamente! Parem, pensem, façam contas e avaliem quais as melhores estratégias para cada situação.
- Vivam o padrão de vida do tamanho do seu bolso. Gastar menos do que se ganha é uma lição óbvia, mas não é seguida por todos. As consequências de viver acima da capacidade de renda podem ser desastrosas. Reflitam sobre seus valores, o que acham realmente importante e avaliem se os gastos estão de acordo. Desta forma, é mais fácil identificar os gastos desnecessários.
- Valorizem experiências. A melhor forma de comemoração de dias especiais não é necessariamente jantar em um restaurante requintado. Fazer um jantarzinho especial, em um ambiente diferente de onde costumam fazer as refeições, à luz de velas e com algumas sutilezas pode ser ainda mais especial!
Estar casado é uma escolha diária. Faça dar certo, também nas finanças.