A mesada é um instrumento importantíssimo de educação financeira. É a oportunidade que a criança terá para aprender a administrar seu dinheiro, tornando-se um adulto consciente financeiramente. Acredite, quando seu filho crescer e receber o primeiro salário, seu comportamento será parecido com o de costume com a mesada que recebeu ao longo dos anos.
No mundo atual as pessoas costumam confundir o que é essencial e o que é supérfluo. Você pode conversar com seu filho a respeito e ele acabará percebendo que, poupando sem se deixar influenciar pelo consumismo, estará adquirindo algo que deseja com consciência evitando desperdícios. Aos poucos, ele entenderá que poupar será o caminho para realização de seus desejos.
A partir dos 3 anos a criança já pode ser incentivada a guardar as moedinhas para comprar algo que deseja muito. Este objeto de desejo pode mudar ao longo do tempo e os pais podem complementar para conseguir comprar. Neste momento o mais importante é a criança saber que poupando ela pode conseguir algo que deseja muito.
Por volta de 7 anos é hora de iniciar uma mesada, ou melhor, semanada. Para determinação do valor, você deve analisar os gastos de seu filho e pode negociar o que pode ser adquirido com este dinheiro. Em casa, por exemplo, a mesada não pode ser utilizada para compra de doces, assim mantemos o controle da questão saúde.
Por volta de 11 anos a periodicidade pode aumentar para quinzenal e aos 14 anos poderá ser mensal.
É fundamental a importância do sentido da mesada, por isso é recomendado seguir algumas orientações:
- Já que a mesada é o momento que a criança aprenderá a lidar com o dinheiro, oriente a poupar uma parte de todo o valor que receber. Ideal é que seja poupado 50% para realização dos seus sonhos, e a outra metade pode ser gasta com seu consumo no dia a dia. Até mesmo porque, o dinheiro é para usar, mas não para abusar;
- Não adiante valores para comprar algum objeto de desejo, senão, você formará adultos consumidores de créditos;
- Pague sempre em dia, para que a criança entenda a importância de um compromisso;
- Frustações fazem parte da vida, portanto, contribua para sua autonomia e permita que seu filho use a mesada da forma que ele decidir, assim aprenderá desde cedo a importância de fazer boas escolhas;
- Não use a mesada como prêmio para boas notas, pagamento de realização de trabalhos domésticos e nem punição.
Lembre-se que as crianças são espelhos dos pais, portanto, cuidado com seu comportamento financeiro!